Sonorização dica 02/2015 - Velocidade do Som: Microfonia.

Velocidade do Som: Microfonia.

Microfonia (Realimentação ou Feedback)


Ocorre quando o microfone consegue captar o som emitido por ele mesmo, que será reamplificado, recaptado, reamplificado, recaptado, em uma “bola de neve” crescente que resulta na saturação do microfone em uma ou mais freqüências, com a ocorrência de um barulho totalmente indesejado. Na prática, a microfonia é uma das coisas mais irritantes em som, que incomodam muito e tiram a comunhão de qualquer um durante um culto. Microfonias muito fortes podem até mesmo danificar caixas acústicas. Devem ser evitadas a todo custo.

Algo importante deve ser observado para se evitar a microfonia. Leia esse artigo das pesquisadoras Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R.C. Tavolaro, do GoPEF: Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC/SP .

“Para fazer experimentos que envolvam ondas sonoras ou mesmo resolver exercícios propostos em livros didáticos, é muito comum adotar como velocidade de propagação do som no ar o valor 340 m/s, que corresponde à velocidade dessas ondas a cerca de 20 °C. Porém, a dependência da velocidade do som com a temperatura do meio de propagação é grande. Uma boa aproximação para a velocidade do som no ar é dada por: v = 330,4 + 0,59T (m/s) em que T é a temperatura dada em °C”.

O texto está na integra, eu somente o sublinhei. Observe que a temperatura contribui ou não para a propagação do som, ou seja, quanto mais quente, maior o cuidado com a propagação do som e a microfonia.

Publicado em: Curso Básico de Operador de Áudio, Edição 2014, página 16 
Para salvar apostila clique aqui.