Sonorização dica 01/2015 - Noções básicas que todo operador de áudio deve conhecer.

Quero compartilhar com você as noções básicas que todo operador de áudio deve conhecer e saber distinguir. Aprendi observando aquelas pessoas que já tinham experiência no ramo, pensava que aprender a teoria seria algo rápido, entre três ou seis meses; mas na prática, eu vi que a teoria e a prática devem estar lado a lado sempre.

Já que a cada dois meses no mínimo, novos equipamentos saem no mercado, o atencioso operador de áudio deve estar sempre atento às tendências e tecnologia.

Talvez, você tenha observado na apresentação a palavra “ministério”. Quero deixar bem claro para você a seriedade dessa função, esse é um ministério, um dom natural que Deus lhe dá e o exerça com muito carinho e responsabilidade.

Algumas pessoas se acham muito boas ou melhores que outras. Deus quer de todos nós o melhor; e isso não significa dizer que sejamos “o melhor” de forma soberba, mas sim, darmos o nosso melhor para Ele. Se você acha que sabe o bastante, isso é tolice, sempre existirá alguém mais capaz e até mesmo mais humilde que você.

Seja consciente de suas limitações, caso você seja convidado há algum evento de grande porte para operar o áudio, veja se você está preparado para tal evento. Quero dizer a você uma experiência desagradável que passei, mas isso serve de lição e advertência para você. Logo no início fui convidado para uma cruzada evangelística, para aqueles que não conhecem, é um evento ao ar livre de uma ou mais noites onde geralmente o palco ou palanque é na carroceria de um caminhão.

O caminhão era longo e dessa forma dava para eu montar as caixas na formação dupla, ou seja, fiz duas colunas de som; uma em cada lado da carroceria do caminhão, um grupo de irmãos as montou comigo eram quatro caixas modelo “3-Way” (40 Kg cada uma), e quatro super graves (50 Kg cada uma), mas na hora de conectar os cabos, para minha surpresa o comprimento da carroceria do caminhão era muito maior do que o tamanho dos cabos que nós tínhamos, foi um alvoroço, mas deu para improvisar e a cruzada foi uma benção.
Lição aprendida da história: quando receber o convite, procure logo saber quais os equipamentos, o local, o tamanho desse local, para você não passar por constrangimentos.

Observações:

1. Seja honesto e diga para a pessoa que você está ou não preparado para tal situação.
2. Caso o equipamento de som seja da pessoa ou da igreja que lhe convidar, procure logo saber como é o funcionamento dele e como você deve conectar os cabos, adiante comentarei sobre a montagem do equipamento de som.

3. Prepare uma equipe para lhe ajudar no transporte e montagem do equipamento, o preparo dessa equipe evita chateações na famosa hora de guardar os equipamentos, onde na maioria das vezes, os homens da igreja podem ajudar, mas fogem somente em ouvir falar em pegar peso.

4. Treine uma pessoa responsável e confiável para ficar próximo a você lhe auxiliando no decorrer do evento até o término dele.

5. Você deve sempre procurar publicações desse tipo, e se possível faça um curso de operador de áudio.

Publicado em: Curso Básico de Operador de Áudio, páginas 4 e 5
Para salvar apostila clique aqui.