Sem tempo para ler? Então ouça livros enquanto se desloca para o trabalho!

Iniciativa Librivox: centenas de audiolivros gratuitos em 90 idiomas


Os arquivos de áudio, uma vez gravados, são armazenados no site e ficam disponíveis para qualquer pessoa que quiser baixá-los de graça.
www.librivox.org é um site colaborativo sem fins lucrativos e sem anúncios publicitários, cujo ambicioso e louvável objetivo é oferecer em formato de áudio todos os livros de domínio público do mundo.
Todo o projeto é realizado por leitores voluntários. Os arquivos de áudio, uma vez gravados, são armazenados no site e ficam disponíveis para qualquer pessoa que quiser baixá-los de graça. Todos os arquivos podem ser salvos livremente no computador, tablet, smartphone, em mídias como CDs, pendrives, cartões de memória etc.
A proposta do projeto é popularizar ao máximo o acesso à cultura e à literatura em todos os idiomas.

Os livros em áudio são uma excelente solução para quem tempouco tempo livre para ler, mas passa longos minutos e até horas por dia em deslocamentos para ir e voltar do trabalho, ou viaja com frequência e pode ouvi-los no trajeto.

A maior parte dos audiolivros disponibilizados no Librivox.org está em inglês, mas há opções em outras 90 línguas. O material, aliás, é uma ótima sugestão para quem está estudando ou quer praticar outro idioma.

Em português, há hoje 153 arquivos prontos, a maioria em formato .mp3, e outros 4 livros sendo gravados. É possível, também, ouvir as gravações diretamente no site, sem precisar fazer o download.

Os títulos em português incluem obras de Machado de Assis, Euclides da Cunha, Eça de Queirós, Olavo Bilac, Camilo Castelo Branco, Artur de Azevedo, Lima Barreto, Fernando Pessoa, além de trechos de Camões, Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo, entre outros autores. Também há traduções de fábulas de Esopo, discursos de Demóstenes e Cícero, contos de Edgar Allan Poe e trechos da Bíblia.

Naturalmente, fica a sugestão para quem quiser se voluntariar a gravar outras obras e colocá-las à disposição do público.

Publicado em: Aleteia PT