Compartilho alguns orçamentos, projetos e novidades para auxiliar operadores iniciantes e a todos que buscam soluções para sonorização. Você pesquisou nas postagens e não encontrou a informação que lhe ajude. Envie um e-mail rrmmadeira@gmail.com detalhando a situação e estudaremos juntos e se possível encontraremos uma solução. Contato: rrmmadeira@gmail.com https://www.instagram.com/rmadeiraservicos https://www.facebook.com/rms3rvicos

Projeto de Sonorização para Igreja Teto Côncavo

Projeto de Sonorização para Igreja

RM Serviços - rrmmadeira@gmail.com


Dimensões do ambiente:

  • Largura: 8,26m

  • Profundidade: 12,50m

  • Pé direito: 3,80m na parte inicial, 4,20m na parte mais alta

Desafios Acústicos:

  • Teto de gesso em forma côncava pode causar reflexões sonoras excessivas.

  • Possível acúmulo de frequências em determinadas áreas do ambiente.

Soluções de Sonorizacão:

  1. Sistema de P.A. (Principal):

    • Sugestão: Utilização de caixas line array compactas ou caixas full-range distribuídas de forma estratégica.

    • Opções de marcas: JBL, RCF, Electro-Voice, QSC.

    • Direcionamento adequado para evitar reflexões do teto.

  2. Subwoofers:

    • Modelos ativos ou passivos, dependendo da configuração do amplificador.

    • Posicionamento lateral ou centralizado para melhor dispersão dos graves.

  3. Preenchimento Sonoro:

    • Utilização de caixas de delay na metade do ambiente para cobertura uniforme.

    • Pequenos monitores em pontos cegos (se houver necessidade).

  4. Tratamento Acústico:

    • Painéis difusores e absorvedores em pontos estratégicos.

    • Uso de cortinas ou espumas acústicas em paredes laterais para minimizar reverberação.

  5. Sistema de Microfones:

    • Microfones sem fio para pastores e vocalistas (Shure, Sennheiser, Audio-Technica).

    • Microfones condensadores para coral e instrumentos.

  6. Mesa de Som Digital:

    • Modelos recomendados: Soundcraft Ui24R, Behringer X32, Allen & Heath QU-16.

    • Uso de mixagem digital para melhor controle de equalização e eliminação de feedbacks.

  7. Monitoramento:

    • Retornos individuais para músicos e vocalistas via fones de ouvido (sistemas in-ear ou monitores de palco).

Conclusão:

  • A solução proposta busca minimizar problemas acústicos e proporcionar inteligibilidade da fala e música.

  • A escolha dos equipamentos dependerá do orçamento disponível e das necessidades específicas da igreja.

  • Recomenda-se a consulta com um engenheiro de áudio para ajustes finos e medições acústicas in loco.