A Interface de áudio é uma ferramenta essencial e muito determinante para a qualidade do seu som em uma gravação. Na hora da compra de uma interface, leve em consideração a qualidade do conversor A/D – D/A da placa. (A/D = Analógico/Digital).
Compre a interface de acordo com sua necessidade de canais. Se estiver montando um home studio e não tiver a intenção de gravar um instrumento como bateria, por exemplo, o ideal é que você adquira uma interface com dois canais de entrada e dois canais de saída.
Por que uma placa só de dois canais?
Os instrumentos mais convencionais que costumamos gravar só vão precisar de dois canais. Exemplo: o violão nas microfonações clássicas utilizam no máximo 2 canais, a guitarra também, o teclado gravamos em estéreo, o baixo mesma microfonação da guitarra, a voz no máximo 2 microfones e o backing vocal é gravado com um ou dois microfones também. Então, com dois canais você faz quase tudo. Se a sua bateria for eletrônica, até a bateria você grava com dois canais. Não que a acústica você não possa gravar com 2 canais, depende da sonoridade que você deseja tirar, mas esse assunto não é o nosso foco no momento.
Agora, se você tem a pretensão de gravar instrumentos como a bateria, aconselho a comprar uma interface de áudio de 8 canais, ou, dependendo do seu orçamento, comprar uma mesa digital de 16 canais, ou mais.
Mas você pode estar se perguntando, qual a vantagem de ter uma mesa de 16 canais sendo que nos dias atuais tudo é gravado separadamente? Muitos produtores são contratados para fazer gravações de shows ao vivo e para isso você vai precisar de bastantes canais para captar todos os instrumentos da banda, se for uma banda de grande formação.
(Porque uma banda pode ser de duas ou três pessoas!! Rs)
Bom, isso não importa, vamos voltar ao que interessa, rs!!
Mas se essa não for sua intenção, de fazer gravações ao vivo, mas fazer gravações de instrumentos que exijam muitos canais, como a bateria, uma interface de áudio de 8 canais vai te servir muito bem.
Tome sempre cuidado em reparar se as interfaces de áudio tem saída auxiliar, ou de fone, para retorno dos músicos na hora da gravação. Claro que essa preocupação deve ser maior para as interfaces de áudio de 2 canais, pois, nas outras é praticamente certo que tenha.
Publicado em: falandodeaudio.com.br