Dá pra da mixar de fone?

Você está mixando de fone? Se não, deveria. Se está, não deveria.  
Confuso?  Existe a hora certa e a hora errada de usar fones na mixagem.

Quando NÃO usar fones?
O tempo todo.

Os fones fornecem bom isolamento sonoro, portanto torna a mixagem mais fácil. Os músicos podem se ouvir sem a distração de outras pessoas na sala. E como a maioria das pessoas escutam música? Usando fones!
O problema do isolamento sonoro que o fone proporciona está relacionado com as propriedades acústicas da sala. O fone não te dá a sensação física do som, principalmente nas baixas frequências.

O ideal (quando se tem uma sala controlada) é que soe bem nos fones, e nas caixas.  Se soar bem apenas em um dos dois…  Você está com algum problema na sua mixagem.

Quando USAR fones?
Quando necessário

mixe uma música sem fones e procure por áreas problemáticas.

Considere o exemplo de uma banda com duas guitarras. Uma guitarra soa fantástica e outra não tão bem. Está difícil pra identificar qual o problema mesmo depois de algumas tentativas de equalizar? Pegue o fone.

Sole o canal da guitarra e escute apenas ela. Focado desta forma fica mais fácil identificar o problema. Após fazer os ajustes necessários, tire o fone e escute nas caixas. Tenha certeza que o novo ajuste soa bem. Caso contrário visite novamente os ajustes.

Usando fone em shows

Show não é estúdio. Em aplicações de mixagem ao vivo, eu uso os fones para identificar problemas ou “solar” um canal, já que é impossível usar “solo in place”. Além disso você pode usar o fone para refinar sua mixagem em detalhes que a velocidade que acontece o show não permite.

Você pode criar uma grande mixagem usando fones, quando mais usar, mais acostumado vai ficar com o som dele.

Escolha o seu com muita calma e tenha um companheiro pra vida toda.

Publicado em: http://www.audioreporter.com.br/resenha/da-pra-mixar-de-fone/