Fazendo Monitor em Post Fader

Por que você usaria seus auxiliares em POST Fader?

Eu sempre usei por dois motivos.

  1. Segurança
  2. Inteligibilidade
Segurança    
Imagine caso o canal do click, ou outro canal qualquer dê um problema, e agora imagine que os músicos estejam usando In Ear. Caso eu esteja usando em POST fader, ao abaixar o fader daquele canal, eu já me salvei e salvei os ouvidos dos meus amigos.

Inteligibilidade
Eu amo mixar!
Caso eu esteja no monitor não farei diferente. Principalmente se for no caso de In Ear. Também é possível fazer em caso de Monitoração com caixas.

Eu sempre tento colocar todos os instrumentos na via de cada músico, para tentar deixar os fones mais musicais, ter apenas os instrumentos que o músico necessita, as vezes deixa a mix segura pra ele, mas cansativa, e pode fazer com que ele não siga a dinâmica do palco, tentando sempre deixar cada vez mais musical, tanto os fones como os monitores.

Eu coloco todos os faders em zero dB, meu Side-Fill  em um auxiliar estéreo, não no L/R do console.


Mixando Fones

A partir desse ponto, eu piloto os canais durante o show, aumentando ou abaixando para todos conforme pede a musica. (Isso já com cada musico já tendo sua mix preferida em seus fones)

Eu faço de tudo para que todos tenham seus fones estéreo. Caso fisicamente isso não seja possível, faço isso na maioria dos músicos que eu puder.

Agora a música por si só faz com que em determinados momentos, alguns instrumentos participem mais artisticamente durante uma musica ou em pequenos momentos.

Como fazer em POST fader?

Eu deixo todos os auxiliares em POST Fader e apenas o canal do instrumento em questão em PRE Fader.

Vamos supor que o guitarrista esteja no Auxiliar 5 e 6. (L e R do seu fone) E vamos supor que o canal da Guitarra dele esteja no canal 17.  Então no canal 17 no auxiliar 5 e 6 eu deixo PRE Fader e no restante em POST Fader.

Porque?

Eu consigo pilotar a guitarra sem que o artista sinta diferença (pilotar através do fader do canal, comandando todos os auxiliares desse canal por estar em POST Fader).  Aprendi isso conversando com o Marcone Souza (Cascão, técnico de monitor do cantor Leonardo, entre outros truques que ele faz. https://www.facebook.com/marconecascao )

No caso de um solo de guitarra, ele por natureza vai aumentar o som de sua guitarra, seja por um booster em um pedal, ou as vezes na próprio instrumento, se eu achar que naquele momento seja necessário dar esse tempero ao palco sem que ele possa perceber em seus fones eu subo o fader do canal.

Se tudo estiver em POST Fader, ao levantar o canal de guitarra ele poderia sentir que a guitarra naquele momento iria ficar alto demais, sem saber que eu estivesse influenciando musicalmente, além de eu atrapalhar a performance eu ainda poderia mexer na dinâmica natural da musica.

Por isso que o canal 17 está em PRÉ Fader no auxiliar 5 e 6 (L e R do seu fone). Pois eu consigo esse tempero sem mexer em sua própria performance. A segurança dele é mais importante que a minha mix, ele está concentrado na música, não no som, então ele não pode e não precisa perceber que eu estou ”influenciando”, tudo tem que ser muito natural.

 Você faz seus pequenos temperos, mais para poder dar inteligibilidade, de maneira sutil, fazendo com que os fones sejam mais musicais.

 Lembre-se, tudo é bem sutil, tudo deve ser bem musical, como se você estivesse mixando um PA ou uma master em um estúdio, essas manobras tem que ser bem simples e discretas.

Os músicos não saberão que você está mixando, mas terminarão o show menos cansados e mais felizes.

A ideia é dar inteligibilidade e conforto, afinal, tudo é música!

No próximo texto , falarei em alguns truques ao usar dois canais de uma mesma fonte para otimizar a resposta em cada necessidade.

Bom som a todos!

Autor: Kadu Melo

Publicado em:

http://www.audioreporter.com.br/dicas/fazendo-monitor-em-post-fader/