Comunicação por Campo de Proximidade, Near Field Communication ou NFC

Comunicação por Campo de Proximidade, Near Field Communication ou NFC é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Ou seja, logo que os dispositivos estejam suficientemente próximos, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais. Estes dispositivos podem ser telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos e qualquer outro dispositivo que tenha um chip NFC.

Funcionamento do NFC.

Exemplos de Transmissão

Passivo: apenas um dos dispositivos gera o sinal de conexão, o segundo apenas recebe. Assim é possível colocar etiquetas NFC em itens que não recebem alimentação elétrica direta, como cartões, embalagens e cartazes.

Ativo: ambos os dispositivos geram o sinal, por exemplo, um smartphone e um receptor no caixa de uma loja.

Leitura e gravação: leitura ou alteração de dados em um dispositivo NFC, como um receptor que desconta créditos registrados em um cartão de viagens.

Peer-to-peer: cada dispositivo pode tanto receber quanto enviar dados para o outro, por exemplo, para a troca de arquivos entre dois celulares.

Este tipo de conexão é muito utilizado em outros países, principalmente nos Estados Unidos, onde se pode usar como forma de pagamento, acesso, recarga, entre outros.
Muitos smartphones no mercado atualmente já contêm chips NFC embutidos que enviam dados criptografados a uma distância curta ("campo próximo") para um leitor localizado, por exemplo, próximo a uma caixa registradora de uma loja. Clientes que têm suas informações de cartão de crédito armazenados em seus smartphones com NFC podem pagar as compras ao agitar os smartphones perto do leitor ou tocá-los, em vez de se preocuparem com o cartão de crédito.

Publicado em: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Near_Field_Communication